Brinquedos

Para os alunos dos Grupos 1, 2 e 3, trazer um brinquedo ou algum pertence para a escola, pode contribuir na autoconfiança, isto é, muitas vezes esses objetos representam a “extensão do ambiente familiar”. Assim sendo, no período de adaptação abrimos exceção para os alunos mais novos e adiamos um pouco o estabelecimento desse limite.

No entanto, como a nossa regra é: “trazer brinquedos apenas quando estiver anotado na agenda”, solicitamos aos pais que, aos poucos, nos ajudem a conscientizar a criança sobre isso.

Nos Grupos 4 e 5 essa regra deve ser clara desde o primeiro dia de aula porque é esperado que os alunos tenham recursos emocionais para entenderem que a ligação com os pais continua no período em que estão afastados, ou seja, os objetos não têm mais a função de proporcionarem segurança, visto que já compreendem a dinâmica: filhos na escola e pais no trabalho ou em casa continuam unidos. Dessa forma, pais e escola devem formar parceria para auxiliar as crianças no cumprimento dessa regra.

Sempre é bom destacar que os brinquedos, assim como outros pertences, interferem negativamente na concentração, causando problemas para manter a disciplina.

IMPORTANTE: Na Equilíbrio não temos o “Dia de Brinquedo” estipulado previamente. Havendo possibilidade de inserir essa prática avisaremos com antecedência, através da agenda escolar, os dias em que os brinquedos serão permitidos em cada classe.

OBSERVAÇÃO: Para facilitar a identificação em casos de extravio, a única solução é marcar o nome da criança em todos os brinquedos e objetos que enviarem para a Escola.